São requisitos baseados nas exigências da OHSAS 18001.
Se sua empresa já segue os conceitos desta norma, possivelmente já fez o levantamento de perigos e riscos, mas se ainda não tem, segue algumas dicas:
Conhecer as definições de Risco e Perigo
Definição:
Perigo = “uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675)
Risco = “é a probabilidade ou chance de lesão ou morte” (Sanders e McCormick, 1993, p. 675).
Simplificando: Risco é a interação entre o perigo e o ser humano (quando se fala de Segurança do Trabalho)
o Definindo Percepção de Risco
“É o ato de tomar contato com um perigo por meio dos sentidos (audição, tato, visão, olfato, paladar) e avaliar a possibilidade de adoecer ou acidentar-se em decorrência da exposição a ele.”
Como identificar os perigos, avaliar os riscos e definir as medidas de controle.
A fase inicial é preciso conhecer o processo produtivo, identificar todas as etapas de uma atividade, e levantar todos os perigos envolvidos na área fabril e que podem representar algum risco a saúde e segurança dos trabalhadores ou terceiros presentes nas áreas de trabalho.
Algumas exigências da OHSAS 18001 no processo de identificação de perigos
§ Levar em consideração trabalhadores e demais pessoas que frequentem os locais de trabalho;
§ Definir as atividades que sejam ou não de rotina;
§ Perigos originados na organização que possam causar riscos fora dos limites da mesma. Ex: Incêndio; vazamento de produtos químicos, etc.
§ Perigos identificados fora dos limites da empresa que possam afetar a saúde e segurança das pessoas sob controle da organização nos locais de trabalho. Exemplo: Transporte de produtos químicos, resíduos, etc.
§ Gestão de Mudanças;
§ Obrigações legais aplicáveis relacionadas com a avaliação de riscos e com a implementação das medidas de controle necessárias.
Medidas de Controle devem seguir a seguinte hierarquia visando a redução dos riscos
§ Eliminação;
§ Substituição;
§ Controles de Engenharia;
§ Sinalização/Advertência e ou controles administrativos
§ Equipamento de Proteção Individual
Aqui está de forma bem resumida o processo de levantamento de Perigos e Riscos.
O cálculo do risco é feito através da planilha com levantamento de dados, baseado em registros históricos da empresa.
O ideal é que a empresa tenha um procedimento para Gerenciamento de Mudanças que esteja vinculada à Planilha de Avaliação de Riscos, pois assim qualquer mudança de processo, layout ou equipamento será automaticamente incluída na lista mestra de Perigos e Riscos.
É recomendável definir um responsável pelo procedimento de Avaliação de Risco e que deve ser informado através de formulário próprio, toda vez que houver a possibilidade de mudança de risco em alguma área (atividade, layout, processo, equipamento).
Nenhum comentário:
Postar um comentário