quarta-feira, 4 de abril de 2018

Impactos do Ruído no Ambiente de Trabalho

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Ruido : é qualquer som indesejável, desagradável e que perturba, tanto de forma física como de forma psicológica para todo aquele que percebe o ruído, ou seja, para aquele que o ouve.

Um ambiente de trabalho que proporcione conforto e favorece a criatividade dos funcionários. Entre os fatores que podem o ruído é um dos fatores que podem diretamente impactar na qualidade do ambiente de trabalho, segue abaixo algumas razões para você se preocupar com o ruído na sua empresa:

1. Produtividade: o ruído faz parte da qualidade de vida e do conforto no ambiente de trabalho. Além de aspectos como temperatura e iluminação o ruído é um dos itens que mais afeta a produtividade, . Um artigo do Journal of Consumer Research descobriu que 70 dB(A) é o nível perfeito de ruído de fundo para maximizar a criatividade e a inovação. A partir de 85 dB(A), o efeito é de improdutividade. Segundo o MTE (NR15, Anexo 1), 85 dB(A) é o limite de exposição de ruído para um trabalhador que fica 8 horas em seu ambiente laboral. Acesse nosso post sobre a exposição ruído.

2. Saúde do Trabalhador: imagine passar 8 horas do seu dia sempre em um ambiente onde há muito ruído, especialmente o que chamamos de ruído de fundo. O ruído de fundo é aquele barulho indesejado que você não possui controle. Por exemplo, em um ambiente onde muitas pessoas falam ao telefone ao mesmo tempo, fica aquele barulho ao fundo para quem está falando ao telefone, isso é o que chamamos de ruído de fundo. Ambiente onde não há controle do ruído pode causar aos trabalhadores irritabilidade, dores de cabeça, falta de concentração,  redução da audição, stress, ansiedade,  hipertensão arterial e até mesmo graves distúrbios cardiovasculares entre outros sintomas.

3. Programa de Conservação Auditiva, realizar exames e audiometrias periódicas, desenvolver programas de conscientização no uso de protetores auriculares, realizar mapeamento de ruído, e projetos para proteção acústica de fontes geradoras de ruído entre outras medidas de redução de ruído no ambiente de trabalho.

4. Questões Trabalhistas: é de responsabilidade das empresas proverem um ambiente adequado para o trabalhador, Assim, o ambiente deve saudável e seguro. Toda empresa deverá atender os requisitos legais na prevenção e ruído no ambiente laboral.


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