sexta-feira, 29 de março de 2019

O que é APR (Análise Preliminar de Risco)?

 


A expressão APR significa Análise Preliminar de Risco é muito utilizada no dia-a-dia dos profissionais da área de segurança e saúde do trabalho.

APR  é uma técnica de avaliação prévia dos riscos presentes na realização de um determinada atividade / trabalho. Consiste no detalhamento minucioso de cada etapa do trabalho, e dos riscos envolvido nesta tarefa.

Objetivos da APR
Entre os principais objetivos da análise preliminar de risco, podemos destacar:

1. Identificar os riscos;
2. Orientar os colaboradores dos riscos existentes em suas atividades no trabalho;
3. Organizar a execução da atividade;
4. Estabelecer procedimentos seguros;
5. Trabalhar de maneira planejada e segura;
6. Prevenção dos acidentes de trabalho;
7. Sensibilizar e instruir os trabalhadores sobre os riscos evolvidos na execução do trabalho.

A APR Análise Preliminar de Risco –  deve ser sempre desenvolvida com a participação dos trabalhadores e implantada antes da execução de determinadas atividades, seja para trabalhos realizados pela própria empresa ou através de empresas contratadas.

Responsabilidades
SESMT 
·                     Auxiliar no processo de aplicação da Análise Preliminar de Risco – APR, de modo estabelecer integração dos envolvidos na identificação e reconhecimento dos riscos, bem como adoção de medidas de controle para assegurar e garantir a realização dos trabalhos com total segurança.

Supervisor(es):
·                     Assegurar que os serviços somente serão inicializados depois de concluída a elaboração da APR e adotado todas as medidas de controle e segurança do trabalho para a execução da atividade. Como também, preencher e assinar todos os campos específicos da análise preliminar de risco – APR, assim como, cobrar e verificar a assinatura de toda equipe envolvida no trabalho. No caso, de dúvidas a respeito do preenchimento da APR ou sobre um determinado risco, procurar imediatamente o serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho (SESMT) da empresa a fim de esclarecer.
·                     Zelar para que as tarefas sejam realizadas com segurança, conforme definido na APR e incumbir-se pela guarda e conservação da análise preliminar de risco – APR, e comunicar ao SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – dificuldades para realização das atividades dentro do escopo de segurança estabelecido, bem como manter a APR acessível aos demais componentes da equipe e possíveis fiscalizações acerca do trabalho.
·                     Realizar avaliação sobre a necessidade de interromper o trabalho, caso seja identificada alguma situação de risco iminente de acidente, que inicialmente não havia sido identificada.

SESMT e Supervisor(es) responsável pelo trabalho têm as obrigações de:
1. Assegurar que os trabalhadores tenham pleno conhecimento do conteúdo da análise preliminar de risco – APR e suas obrigações na execução do trabalho;
2. Prestar orientações técnicas necessárias às equipes de campo, de forma a assegurar a efetiva aplicação da análise preliminar de risco – APR;
3. Assegurar que a análise preliminar de risco – APR esteja sendo efetivamente aplicada.
Desenvolvimento:
A análise preliminar de risco (APR) deve ser minuciosamente estudada e elaborada de maneira compreensível para todos envolvidos. Para a elaboração de uma boa análise preliminar de risco é recomendável sempre buscar o máximo de informações com o supervisor e a equipe responsável pela realização do trabalho, é necessário realizar antes  uma visita ao local onde o trabalho será executado. Dessa forma, se obtêm mais detalhes sobre o serviço, facilita na compreensão para melhorar o desenvolvimento da APR - Análise Preliminar de Risco.


Estudo de caso para elaboração de uma APR


Todos os envolvidos se reuniram para elaboração de uma APR eu  TST – Técnico de Segurança do Trabalho estava conduzindo a dinâmica e ouvindo os participantes sobre cada etapa e como realizar cada uma das atividades com segurança.
Durante a dinâmica observei que haviam várias maneiras de realizar o mesmo trabalho, como podemos constatar abaixo:
Um bom exemplo disso é uma simples escolha dos recursos selecionados, um participante sugeriu uso de escada, logo alguém no grupo de manifestou contrário, se pronunciando que este trabalho com escada seria muito perigoso, e entendia que seria necessário usar andaime, porém com algumas dificuldades de acesso e local, o uso do andaime era  impossível a sua montagem e  inviável, até que surgiu uma terceira opinião em fazer uso da PTA – Plataforma de Trabalho Aéreo e o grupo todo reconheceu que seria ótimo recurso e possível para fazer o trabalho com rapidez e segurança.
Certamente você já deve ter presenciado muitas histórias assim durante a elaboração de uma APR.
Eu particularmente sempre divido a APR com algumas perguntas e respostas:
·         Oque vai ser feito?
·         Como vai ser feito?
·         Quais são os riscos envolvidos?
·         Qual o grau de risco em cada atividade?
·         Qual probabilidade em ocorrer acidente?
·         Quais medidas de segurnça necessário para o controle dos risco?




Envolvidos na realização da Tarefa



É importante a participação de toda equipe de trabalho na elaboração da análise preliminar de risco – APR, dessa forma passam a conhecer os procedimentos de trabalho, os riscos identificados e os controles necessários à prevenção de acidentes.

Reflexão : Para realizar trabalhos há diversas maneiras para realizá-lo, a melhor maneira é aquela realizada com planejamento e ofereça menor risco aos trabalhadores.

MODELOS









Rogerio Godoy Princiotti
Consultor de Segurança








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contando minha trajetória - Técnico de Segurança do Trabalho - Parte 8

Dicas para início profissão TST     Caros colegas, Continuando sobre inicio da carreira TST - Técnico de Segurança do Trabalho Resolvi escre...