domingo, 21 de janeiro de 2024

Contando minha trajetória - Técnico de Segurança do Trabalho - Parte 4

 Caros colegas,


Continuando sobre inicio da carreira TST - Técnico de Segurança do Trabalho

Resolvi escrever sobre minha trajetória profissional, anseios, expectativa e desenvolvimento da minha carreira, bem como algumas dificuldades encontradas, dúvidas, apoio e ajudas dos profissionais que tinham mais experiência e conhecimento, eu em passos lentos fui ganhando espaço e domínio do assunto - Quer saber mais leia a Parte 1, 2 e 3.

O que motivou a fazer o curso Técnico de Segurança do Trabalho.


Bom vamos lá falar um pouco da experiência na vida militar:
Aos 19 anos me alistei na Aeronáutica - BASP - Base Aérea de São Paulo em Cumbica Guarulhos.


Alistamento Militar
Servi 01 ano como soldado da Aeronáutica e prestei concurso para o Curso do CFC - Curso de Formação de Cabos e fui aprovado e iniciei o curso que foi realizado na AFA - Academia  da Força Aérea e Pirassununga /SP durante o curso assim que concluído a primeira parte iniciei a segunda parte que seriam as opções administrativas, infantaria, músico corneteiro e Bombeiro, e fiz a opção pela formação de Cabo Bombeiro da Aeronáutica.

Formado como Cabo do Bombeiro da Aeronáutica trabalhei durante 7 anos atendendo o aeroporto de Guarulhos /SP dirigia e operava viaturas de combate a incêndio e corria com as equipes Alpha, Beta, Chales e Delta  em serviços de plantão do bombeiros.



Participava de todos os treinamento teórico e prático da Basp, envolvendo diversos simulados e também alguma ocorrências reais.





Nascimento do meu filho.

Por opção resolvi dar baixa e sair da Força Aérea Brasileira e tentar iniciativa privada, e fui trabalhar na área da Segurança Patrimonial, e assim comecei em uma grande indústria em Guarulhos na função inicial de auxiliar da liderança de serviços patrimoniais.
E comecei a conhecer ambiente dentro desta indústria metalúrgica "fabrica de rodas da linha automotiva" e conheci o engenheiro de segurança da empresa e os técnicos de segurança, ali foi quando comecei a perguntar sobre a área de segurança e auxiliava o Departamento de Segurança do Trabalho na entrega de EPIs, realizava integração dos novos colaboradores e visita na fábrica. 
Foi assim que despertou o meu interesse pela profissão de TST e pensava em fazer o curso, mas logo conheci também algumas adversidades do trabalho formal com contrato e vínculo empregatício, com 6 meses de empresa fui demitido com corte de mais de 400 colaboradores, confesso que fiquei preocupado, um verdadeiro susto, receios e minha consciência ao assumir o risco na decisão tomada quando solicitei baixa da Aeronáutica.

Ingresso na Escola de Formação Soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Surgiu um concurso para Soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo, participei fui aprovado e iniciei nova carreira militar na escola de Soldados em Vila Clarice Pirituba, 6 meses para formação e assim me formei como soldado e como tirei excelente nota do curso pude escolher onde trabalhar e assim decidi ir para o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, fui trabalhar no CEIB - Centro de Ensino e Instrução do Bombeiro que na época era localizado na Pça Clovis Bevilacqua ao lado da Praça da Sé - no mesmo prédio do CCB - Comando do Corpo de Bombeiros.
Instrução Escola Formação Soldado PM.

E como a unidade CEIB voltada a formação de CBS - Curso de Formação de Bombeiro para Sargentos e o CBO Curso de Formação de Bombeiros para Oficiais eu sempre levava os participantes em campos de treinamentos o que ajudou aumentar ainda mais o contato com a parte prática no combate a incêndio. 

Foto do 1º Grupamento e do CCB -  Comando do Corpo de Bombeiros 

O contato e experiência na vida militar me ajudou muito para acessar iniciar na carreira, foram experiência incríveis na vida da caserna militar.

Aproveitei esse momento da estabilidade profissional que a carreira militar oferece para realizar o Curso Técnico de Segurança do Trabalho no SENAC na estação Armênia do Metrô em SP.
Assim foi um pouco da minha história no acesso a carreira profissional com Técnico de Segurança do Trabalho.

Na próxima abordagem vou contar um pouco sobre alguns treinamentos de brigada de incêndio e cenários e simulados de emergência, coisa que certamente a passagem pela vida militar foi determinante neste aprendizado.

Se estiverem gostando, não deixam de ver a Parte 5


       Rogerio Godoy Princiotti

Técnico de Segurança do Trabalho


#treinamentos segurança do trabalho; #treinemento nr35; #brigada de incêndio; #treinamento nr 33; #nr 10; #nr10cursos online; #nr 10 segurança eletricidade; #treinamento nr12; #treinamento proteção de máquinas; #curso nr11 operador de empilhadeira; #consultoria em segurança do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contando minha trajetória - Técnico de Segurança do Trabalho - Parte 8

Dicas para início profissão TST     Caros colegas, Continuando sobre inicio da carreira TST - Técnico de Segurança do Trabalho Resolvi escre...