terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Contando minha trajetória - Técnico de Segurança do Trabalho - Parte 3

  Caros colegas,




Continuando sobre inicio da carreira TST - Técnico de Segurança do Trabalho

Resolvi escrever sobre minha trajetória profissional, anseios, expectativa e desenvolvimento da minha carreira, bem como algumas dificuldades encontradas, dúvidas, apoio e ajudas dos profissionais que tinham mais experiência e conhecimento, eu em passos lentos fui ganhando espaço e domínio do assunto - Quer saber mais leia a Parte 1 e 2.


Quando eu procurava emprego como TST - Técnico de Segurança do Trabalho, sempre aquelas exigências 3 a 5 anos de experiência na área. 

Essa primeira experiência com certeza abriu portas no mercado, aliado a isso procurei sempre fazer alguns cursos, lembro que o primeiro curso que eu fiz foi um de capacitação para treinamento chamava se agente multiplicador de treinamento, neste curso aprendi algumas técnicas de treinamento, postura do instrutor altura da voz, controle e domínio da sala de aula, entre outras coisas que fizeram a diferença e despertou algo que sempre gostei de fazer.

Outra exigência que começava despontar nas vagas como diferencial era a formação superior e um segundo idioma, mas antes disso precisava urgente de um curso de domínio do pacote office, principalmente o EXCEL que permitiu capacidade na elaboração de gráficos, controle acidentes, extintores, geração de resíduos, objetivos, metas e tendências e assim conseguia encontrar nestas ferramentas facilidades com informações sempre atualizadas da maioria dos processos existentes na empresa, me divertia com isso. Lembro que era muito bom ter o controle de tudo sempre a mão quando solicitado pela gerência e diretoria. Pensava exatamente assim : aqui as coisas não são bagunçadas não tenho o controle de tudo!!!!

Embora tudo parece uma maravilha, mas sentia uma vontade enorme de conhecer como seria trabalhar em outras empresas, lá pra mim as coisas eram fáceis tudo o que eu fazia estava bem, não tinha ninguém pra me questionar, pois eu respondia diretamente para gerência de Recursos Humanos e tinha carta branca era livre para desenvolver livremente o departamento.

Enfim já estava com 3 anos de empresa e uma vontade enorme de novos desafios, imagino que muitas pessoas irão entender e vão se identificar comigo.

O mercado de trabalho estava muito bom na época, as empresas que procuravam o TST - Técnico de Segurança do Trabalho, e principalmente profissionais atualizados ativos no mercado seria fácil mesmo mudar.

Na época eu tinha como projeto me dedicar a instrução de treinamento, fiz vários cursos para atuar na capacitação de operador de empilhadeira, brigada de incêndio, ergonomia avançada, NR 12 Proteção de Máquinas, entre outros.

Eu era aquele profissional que fazia muito serviço de freelance, as vezes em dias de folga ou quando estava em outros turnos nos períodos da manhã, tarde ou noite, aproveitava as oportunidades e realizava serviços instrutor de treinamentos para cursos da CIPA, Brigada, Empilhadeira e assim comecei a conhecer serviços de consultoria e principalmente como se relacionar com os clientes, foi um período que sempre me envolviam nas horas de folga, era um valor extra fora do meu trabalho formal de TST.



Algo que me ajudou muito para acessar iniciar na carreira, foi o fato de eu ter sido militar do Bombeiro da Aeronáutica e da Policia Militar, a formação de bombeiro, sem dúvida é um grande facilitador para acesso as vagas principalmente no começo da carreira. 

Nos próximos tópicos posso falar um pouco do serviço militar e posteriormente fiz o curso técnico de segurança do Trabalho, ajudou muito acesso no primeiro emprego como TST - Técnico de Segurança .

Se estiverem gostando, não deixam de ver a Parte 4 



       Rogerio Godoy Princiotti

Técnico de Segurança do Trabalho


#treinamentos segurança do trabalho; #treinemento nr35; #brigada de incêndio; #treinamento nr 33; #nr 10; #nr10cursos online; #nr 10 segurança eletricidade; #treinamento nr12; #treinamento proteção de máquinas; #curso nr11 operador de empilhadeira; #consultoria em segurança do trabalho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contando minha trajetória - Técnico de Segurança do Trabalho - Parte 8

Dicas para início profissão TST     Caros colegas, Continuando sobre inicio da carreira TST - Técnico de Segurança do Trabalho Resolvi escre...