segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Contando minha trajetória - Técnico de Segurança do Trabalho - Parte 6

  Caros colegas,


Continuando sobre inicio da carreira TST - Técnico de Segurança do Trabalho

Resolvi escrever sobre minha trajetória profissional, anseios, expectativa e desenvolvimento da minha carreira, bem como algumas dificuldades encontradas, dúvidas, apoio e ajudas dos profissionais que tinham mais experiência e conhecimento, eu em passos lentos fui ganhando espaço e domínio do assunto - Quer saber mais leia a Parte 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

Processo de abertura da empresa  e Resiliência.

A minha formação acadêmica em administração de empresas, foi muito importante pois ampliou meus conhecimentos em treinamento, marketing, estratégias, plano de negócio.

Mesmo atuando como Técnico de Segurança em Empresas fazia muitos trabalhos freelances em parcerias com empresas de consultoria e tinha em meus projetos abrir uma empresa.
Antes de qualquer movimentação para abrir a empresa comecei a pensar em nome que seria legal, comecei a fazer uma brainstorm - tempestade de ideias e surgiram várias opções até que um nome foi escolhido, Focus, já ficava tratando como se fosse um ser vivo, não parava de pensar nessa ideia em abrir uma empresa e colocar esse nome.
Como trabalhei em muitas empresas e atuava como professor do curso TST imaginei que fosse surgir muitos cursos oriundos do meu vínculo entre alunos TST e colegas de profissão.

Meus vínculos empregatícios sempre foram em empresa grandes porte e multinacionais, o que possibilitou muita troca de informações e conhecimento, sem falar que a prática coloca diante dos problemas que sem dúvida traz maturidade e confiança.

Abertura da Empresa de Consultoria em Segurança do Trabalho


Até que resolvi procurar uma consultoria de contabilidade e ver as exigências para abertura da empresa, não foi tão difícil. A maior dificuldade foi consolidar a empresa no mercado e conquistar clientes, pois a estratégia que alunos e colegas da área seria um forte aliado para conseguir clientes não vingou como esperado, somente depois de fazer um trabalho forte na criação do site da empresa, paginas nas redes sociais e trabalhos de divulgação que começou acontecer alguns trabalhos de consultoria e treinamentos, lembro que quando tocava o telefone da empresa era uma esperança e oportunidade que estava por vir, uma fase difícil que durou um ano pra consolidar e começar fidelização de alguns clientes que frequentemente solicitavam novos orçamentos.

Ampliei as Atividades da Empresa para Consultoria e Treinamentos.




No começo eu tinha um cliente de prestação de serviços em manutenção em serviços de eletricidade e acompanhava os funcionários da empresa dele, atendendo as exigências do seu cliente.
Eu sempre almoçava com os diretores e o dono da empresa, durante um almoço o dono desta empresa de prestação de serviços comentou comigo que se minha empresa fosse de treinamentos ele iria contratar nossos trabalhos, eu rapidamente durante o almoço liguei para o meu contador e verifiquei como faria para adicionar mais esta possibilidade da empresa incluir no Código de Atividade Econômica da minha empresa a opção em ministrar treinamentos e a resposta foi que seria fácil fazer esta adequação com custo baixo e que não iria demorar mais que 15 dias, não podia perder a oportunidade de imediato já avisei o meu cliente que em 15 dias já poderia fazer os treinamentos da empresa dele.

Esse ajuste ampliou os  negócios e assim os produtos e serviços, buscava sempre fazer cursos de capacitação, com a filosofia aprender para ensinar, foi fácil está adaptação porque ministrava muitos treinamentos freelance antes da abertura da minha empresa.

Outro ponto que considerei importante foi estar atento ao que o mercado precisava, surgia uma oportunidade e eu procurava desenvolver e oferecer serviço garantindo todas as obrigações e exigências estabelecidas.

Criação de Plataforma para Treinamentos EAD - Online


Uma fase que todo mundo passou ficou conhecida como "o novo normal - devido ao Covid 19", foi terrível pra todo mundo. Pra ter uma ideia eu tinha enviado uma proposta para uma empresa para mais de 10 tipos de treinamentos das NRs e no dia agendado para realizar o treinamento a empresa cancelou o treinamento por algumas exigências da época, imaginem foi como um banho de água fria, voltei pra o escritório e comecei a pensar nas alternativas e sugeri o treinamento em vídeo conferência, mas acabou não dando certo, ainda nem todos estavam acostumado com essas tecnologias.

Eu comecei a trabalhar em plataformas para o desenvolvimento de cursos EAD - online e fiquei mais ou menos um ano estudando as ferramentas e como colocar meus curso na plataforma, muito trabalho mas valeu a pena consegui fechar muitos treinamentos na minha plataforma, um projeto aprovado e consegui pular os obstáculos que aparecem mas que também serviu de combustível para realização pessoal e profissional.
Fiz vídeos no youtube, no instagram, realizei treinamentos e palestras de primeiros socorros, segurança no trânsito em Sipat de grandes empresas por vídeo conferência, senti que saia da zona de conforto, uma verdadeira aventura. Ufffaaa!!!!! Ainda bem a fase crítica Covid passou, mas meus projetos funcionam até hoje.

Outra alternativa além dos site da empresa www.focustreinamentos.com.br criei 02 blogs Segurança do Trabalho em Ação e outro com nome Eco Harmonia - para tratar assuntos relacionados ao meio ambiente e coloco nestes 2 blogs divulgação da minha empresa, bem como compartilhar e fazer troca de conhecimento estes blogs foram ampliados também com o mesmo nome para linkedin e para o facebook que foi muito legal.


Importância das Parcerias

Mesmo com empresa aberta eu ainda atendia algumas demandas de outras consultorias e estabelecia parcerias que são importante para manter os negócios, é muito bom ter bons parceiros ajuda alavancar negócios e conseguir braço e ajuda nos momentos difíceis.

Os treinamentos sempre realizados conforme exigências definidas pelas NR - Normas Regulamentadoras, com ART Anotação de Responsabilidade Técnica e por profissional Habilitados como engenheiros mecânicos, eletricistas, ambientais essa obrigação também ajudou a fazer amizades com profissionais qualificados que conheciam o meu trabalho.

Mesmo antes de abrir a empresa eu ministrei palestras e treinamentos no Sintesp - Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de São Paulo, realizei palestra sobre NR 35 Trabalho em Altura para o CREA - Conselho  Regional de Engenharia e Arquitetura, ou seja, sempre estive a frente deste desafio pedagógico, foi um diferencial na minha carreira.


Se estiverem gostando, não deixam de ver a Parte 7

Vou falar sobre assuntos casos inusitados e engraçados na minha trajetória, trabalha e se diverte e ainda remunerado, curtindo cada momento, não percam!!!


       Rogerio Godoy Princiotti

Técnico de Segurança do Trabalho

#treinamentos segurança do trabalho; #treinemento nr35; #brigada de incêndio; #treinamento nr 33; #nr 10; #nr10cursos online; #nr 10 segurança eletricidade; #treinamento nr12; #treinamento proteção de máquinas; #curso nr11 operador de empilhadeira; #consultoria em segurança do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contando minha trajetória - Técnico de Segurança do Trabalho - Parte 8

Dicas para início profissão TST     Caros colegas, Continuando sobre inicio da carreira TST - Técnico de Segurança do Trabalho Resolvi escre...