terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Contando minha trajetória - Técnico de Segurança do Trabalho - Parte 7

  Caros colegas,



Continuando sobre inicio da carreira TST - Técnico de Segurança do Trabalho

Resolvi escrever sobre minha trajetória profissional, anseios, expectativa e desenvolvimento da minha carreira, bem como algumas dificuldades encontradas, dúvidas, apoio e ajudas dos profissionais que tinham mais experiência e conhecimento, eu em passos lentos fui ganhando espaço e domínio do assunto - Quer saber mais leia a Parte 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.


Contar um pouco assuntos inusitados e engraçados pra não dizer trágico.


Case 1

No começo das atividade da minha empresa ainda tinha muita dúvida e jogava de todo lado, lembro uma vez que fui chamado para uma entrevista de emprego com aplicação de dinâmica de grupo e tudo.

Tinham aproximadamente uns 10 candidatos para uma única vaga de TST - Técnico de Segurança do Trabalho eu estava muito interessado e participava ativamente no meio da entrevista foi passado para o grupo salário, benefícios etc... coisas que fizeram com que perdesse totalmente o interesse, mas notava que os demais participantes estavam firmes no processo de seleção, na paradinha para tomar um cafezinho resolvi abrir o jogo com o grupo que tinha uma empresa e que não estava mais interessado pela vaga, não podia perder a oportunidade e distribui cartão entre eles e acabei comentado que fui mesmo pra mesmo na entrevista pra fazer network.

Bom a história não acabou por ai, teve mais uns dois que também não gostaram muito do salário e benefício e iriam embora. Depois de uns 6 meses uma empresa fez contato contato comigo para solicitar um treinamento da NR-33 Trabalho em Espaço Confinado para uma galeria numa via pública e eu não acreditei era um dos candidatos da antiga vaga e foi muito engraçado assim que me identifiquei ele perguntou ai é o network, ele me deu esse apelido, eu lembrei demos muita rizada,  foi muito legal esta experiência, temos amizade até hoje.

Case 2

Trabalhava em uma empresa com TST - como a empresa era pequena era responsável por várias atividades, como limpeza, cozinha, portaria, frota de veículos antigamente era assim mesmo TST fazia tudo, levava até o cachorro pra vacinar.

Um dia a minha gerência me chamou e disse que queria fazer cotação com empresas de alimentação porque o custo da refeição estava muito alto na época imagino uns R$ 15,00 reais por refeição de cada funcionário, fizemos contação com vários de fornecedores e realmente o preço do atual fornecedor estava acima do mercado.
Ele tentou dar prioridade pra empresa de cozinha para continuar com a gente, mas não aceitaram reduzir o preço, o gerente pediu o cancelamento de imediato do contrato e criou um clima muito ruim com este fornecedor, iriamos trocar mesmo a empresa. Só depois descobrimos que no contrato constava que todos os utensílios de cozinha, geladeiras, freezer industrial, fogão industrial, aquecedor de marmita, pratos tudo pertencia a empresa de alimentação que  fornecia o serviço.
Não teve jeito ele pediu pra eu ir em uma feira de alimentação para verificar custo destes equipamentos e os preços para adquirir eram muito alto o custo, conclusão: o preço do fornecedor atual estava até barato, o pior a empresa chegou mandar até caminhão para retirar os materiais, teve que se desculpar e continuar com o fornecedor. Moral da história: antes de tomar qualquer decisão é sempre bom  conhecer bem o contrato etc... depois ficou  tudo bem, tivemos um final feliz mas serviu de lição.

Case 3

Vocês podem não acreditar mas uma vez tinha uma empresa fazendo manutenção na caixa d´água e começou sair água branca nos bebedouros, foi uma correria só, isolar sinalizar vários bebedouros da fábrica, a causa na época o serviço tinha acabado de ser concluído mas ficou muito resíduo na tubulação, foi necessário drenar toda a rede antes da liberação, tirou o folego de todos da Segurança do Trabalho.


Case 4

Trabalhava no 3º turno de uma empresa, é normal o TST do período noturno não ficar sabendo em detalhes o que acontece durante o dia, fiquei sabendo que a empresa estava fazendo  um projeto para comprar vários tipos de bloqueios de energia, sei que o custo deste material normalmente não é barato.

Observei que este projeto estava demorando muito a acontecer, como acabei indo pro dia, fui naquela salinha onde a gente guarda extintores, placas ou seja um monte de coisa e acabei encontrando os bloqueios, neste dia fui convocado para participar da reunião de start up que ocorriam todas as manhãs e levantei este problema dos bloqueios, vocês nem imaginam pediram pra eu ver o que estava ocorrendo, para minha surpresa os bloqueios não serviam em nem um registro, válvulas e interruptores, fiz contato com a empresa pra solicitar substituição ou troca e fiquei sabendo que o material era importado, não tinha tinham outro modelo pra troca além de deixar passar muito tempo para reclamar, o valor gasto com essa material foi uma fortuna, ou seja ficamos no prejuízo.


Case 5

No começo da carreira trabalhava junto com área de segurança patrimonial e lembro que um dia chegou uma empresa para retirar o jogo de sofá da recepção para reforma, juro não entendi nada, porque o sofá estava novinho, mas a portaria fez o atendimento já tinham conhecimento sobre este serviço e liberou o sofá, somente depois de alguns dias encontrei um jogo de sofá no arquivo morto, não sabia se ria ou chorava, não dá pra acreditar a empresa levou o sofá errado, nossa essa nem história de pescador consegue melhorar. Um caso que eu só fiquei sabendo, mas não tinha nada com isso, dei muita rizada escondido na hora.


Case 6

Teve um cliente que estava agendado avaliação de ruído externo conforme NBR 10.151 e comecei fazer as avaliações utilizando equipamento sonômetro e tripé, as avaliações ocorreram nos turnos manhã tarde e noite, bom estou eu lá fazendo o trabalho em todo o perímetro da empresa, estava tudo bem até que uns 5 pontos para avaliação era em uma rua que tinha um cercado e um monte de bois e vacas pastando, pior não sei se é verdade ou não mas estava com uma camisa vermelha, foi eu entrar na rua aquele monte de boi parou a pastagem e ficaram me flertando com os olhos, não sei mas um arame farpado, acredito que não segurava aqueles bois, resultado consegui fazer as medições nestes pontos mas confesso estava muito preocupado, mandei uma foto pro escritório pra mostrar que TST tem que passar por cada uma. nossa!!!! a tensão nas avaliações a noite foi pior ainda.




Relatei aqui somente alguns casos, são muitos casos, pra não ficar tão cansativo vou finalizar neste último....

Sempre fui exigente na conscientização de segurança dos colaboradores, porém lembrei de alguns casos, onde funcionários fazendo manobras com carrinho hidráulico, brincando como se fosse patinete, peguei todo mundo comuniquei a liderança e solicitei medidas disciplinares, em outra empresa peguei um grupo de colaboradores girando dentro de um tonel de PVC enorme são situações engraçadas mas precisei falar sério com todos envolvidos neste tipo de brincadeira poder gerar acidentes além da indisciplina, foram advertidos verbalmente e não permitiria outra vez.

Uma vez dando consultoria em um cliente identifiquei um colaborador dentro de uma plataforma tipo tesoura, ao observar o cinto de segurança notei que não era tipo paraquedista, de imediato solicitei para abaixar a plataforma pra minha surpresa estava com o cinto colocado errado de cabeça para baixo as aças que passam sobre o ombro estavam soltas, parei a atividade e solicitei  certificado da NR 35 Trabalho em Altura e fizemos atualização do treinamento.

Outro momento

Adoro animais, e pra finalizar durante um treinamento da NR 35 Trabalho em Altura apareceu na sala de treinamentos um cachorro que era o mascote da Empresa, o nome dele Ferrugem, sempre agradável com todos que chegavam na sala, adorei este dia.

 


Se estiverem gostando, não deixam de ver os próximos episódios.


       Rogerio Godoy Princiotti

Técnico de Segurança do Trabalho

#treinamentos segurança do trabalho; #treinemento nr35; #brigada de incêndio; #treinamento nr 33; #nr 10; #nr10cursos online; #nr 10 segurança eletricidade; #treinamento nr12; #treinamento proteção de máquinas; #curso nr11 operador de empilhadeira; #consultoria em segurança do trabalho



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contando minha trajetória - Técnico de Segurança do Trabalho - Parte 8

Dicas para início profissão TST     Caros colegas, Continuando sobre inicio da carreira TST - Técnico de Segurança do Trabalho Resolvi escre...