sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Contando minha trajetória - Técnico de Segurança do Trabalho - Parte 8

Dicas para início profissão TST   

Caros colegas,


Continuando sobre inicio da carreira TST - Técnico de Segurança do Trabalho

Resolvi escrever sobre minha trajetória profissional, anseios, expectativa e desenvolvimento da minha carreira, bem como algumas dificuldades encontradas, dúvidas, apoio e ajudas dos profissionais que tinham mais experiência e conhecimento, eu em passos lentos fui ganhando espaço e domínio do assunto - Quer saber mais leia a Parte 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8.

Hoje resolvi falar um pouco sobre requisitos de uma consultoria de treinamentos e do instrutor. 

Durante minha trajetória profissional encontro muitos profissionais interessados em abrir consultoria e sair por ai ministrando cursos de capacitação das NRs, confundindo a formação na área de segurança com as habilidades necessárias de proficiência exigida.

O que é Proficiência:

Proficiência é a demonstração de um conhecimento, competência e capacidade. Proficiência é um adjetivo para qualificar a pessoa que tem um total conhecimento sobre determinado assunto, que executa tudo com muita proficuidade, habilidade e competência.

Um indivíduo proficiente é alguém hábil e capaz, e demonstra conhecimento em um determinado assunto.

Muitas pessoas confundem o que é ser profissional proficiente, não confundir com profissional legalmente habilitado e ou capacitado.

Estudar anos para obter uma formação acadêmica precisa muita dedicação e emprenho, porém ainda após a conclusão de um curso, se a pessoa não atuar na área; com experiências vivida na prática, aliando o aprendizado combinado com teoria e prática, diria que ainda não poderia ser considerado um profissional proficiente para ministrar treinamentos conforme exigido em algumas disciplinas estabelecidas nas competências dos cursos obrigatórios das NRs – Normas Regulamentadoras.

 É preciso entender que proficiência significa qualidade do que é proficiente; *competência* , *capacidade* , *mestria* . *domínio num determinado campo* ; *capacidade* , *habilitação* , ou seja, saber na prática, ter vivência.

Quem tem interesse em dedicar a área de treinamento precisa ter muita disposição para fazer cursos de atualizações, estar atento as NR – Normas Regulamentadoras sempre tem algumas mudanças e o instrutor precisa estar atento a isso.

Não podemos esquecer que proficiência é algo que você adquire no campo, no contato, na informações e práticas adquiridas no dia a dia, e não na formação de habilitação profissional

A vivência da prática se obtém no campo, chão de fábrica, aprendizado com outros profissionais e instrutores proficientes, que carregam consigo experiências.
A maior parte dos treinamentos de segurança do trabalho exigem formação teórica e prática, e um depende da outro e se completam porque na prática você coloca aos participantes um momento para  execução e simulações reais onde é possível encontrar as dificuldades (problemáticas) que o grupo precisa conhecer e saber resolver.

A sala de aula é um momento importante porque você consegue trazer conceitos teóricos, objetivos do treinamento, responsabilidades e obrigações, aspectos técnicos da própria norma, um momento que você também pode explorar para levantar dificuldades na operação, problemas e situações que coloquem o grupo para refletir e pensar como solucionar as situações e dificuldades apresentadas, além de apresentar formulários obrigatórios exigidos como APR – Analise Preliminar de Risco – PT = Permissão de Trabalho ou PET – Permissão de Entrada em Trabalho Espaço Confinado, assim o grupo tem contato prático com aspectos burocráticos que também completam o que podemos chamar de uma exigência prática que todos precisam conhecer.

Os momentos entre teoria e prática se misturam dentro e fora da sala de treinamento, por exemplo é possível mostrar um aterramento temporário da NR 10 Segurança em Eletricidade, um slide apresentando um multímetro, um mesmo um dispositivo de aterramento temporário, uma manta isoladora ou mesmo práticas com alguns nós que são utilizados nas NR 35 Trabalho em Altura ou NR 33 Trabalho em Espaço Confinado.

Prático Espaço Confinado
Treinamento NR 35 Trabalho em Altura

Ter proficiência nos treinamentos requer compromisso e consistência. É necessário dedicar tempo e esforço diariamente para absorver o conteúdo, praticar as habilidades e buscar aperfeiçoamento constante.
A disciplina é o que impulsiona a evolução e garante resultados sólidos.
Proficiência e experiência é vivência, requer busca constante do conhecimento, atualizações, aperfeiçoamento, segurança é coisa séria.

Quando estou ministrando treinamentos, sempre digo que a responsabilidade do instrutor não se encerra no final do curso e sim a começa ao final porque qualquer acidente a consultoria poderá ser acionada para apresentar esclarecimentos e exigências requeridas do instrutor.

 

Um treinamento mal realizado que não atenda o plano pedagógico sem a devida proficiência pode acarretar em consequências jurídicas sérias, com processos trabalhistas e até mesmo responsabilidade civil e criminal.
É importante lembrar que a responsabilidade recai tanto para consultoria que oferece o treinamento quanto ao instrutor e ao responsável técnicos do treinamento.

Para concluir...ART e Profissional Legalmente Habilitado 

Sempre que surge uma oportunidade para ministrar uma nova disciplina, verifico as exigências implícitas nas NRs em alguns casos o profissional precisa ser habilitado com registro no conselho de classe, como treinamentos da NR 10 Segurança em Eletricidade, - Eng. Eletricista e de Segurança do Trabalho, NR 12 Proteção de Máquinas – Eng. Mecânico ou Eng. Eletricista , NR 13 Vaso sob Pressão o profissional Eng. Mecânico e Segurança do Trabalho e não esquecendo de emitir ART – Anotação de Responsabilidade Técnica sobre o treinamento.

Prática proteção de máquinas - Calandra

Reflexão: Melhor treinamento Resgate em Corpo d'água.




Acompanhar treinamentos também você aprende grandes lições

Uma vez atendi um cliente de serviço público de grande porte que precisava dar treinamento resgate em corpo d'água, como empreendedor sabia da enorme responsabilidade que seria este treinamento e da dificuldade que teria para encontrar um instrutor, imagina este treinamento seria ministrado numa represa de reserva para tratamento e tornar reserva água potável, eu particularmente não atravesso uma piscina olímpica nem na transversal, imagina?

Fiz contato com muitas pessoas conhecidas e por fim me indicaram um Sgto do Corpo de Bombeiros que ministraria este treinamento, foi incrível ele levou um monte de coletes flutuantes, levou uma vítima de afogamento com roupa apropriada, alguns pés de pato, contou vários procedimentos e protocolos no resgate, trouxe biografias e referências, deu uma aula excelente com envolvimento prático de todos, virou um grande amigo.

Proficiência em outras áreas.

Os exames de idiomas são essenciais para provar para instituições, principalmente universidades, que o aluno possui um grande conhecimento da língua, inclusive é pré-requisito para cursar mestrado e doutorado. Os exames de proficiência geralmente têm prazo de validade, e devem ser renovados sempre que necessário.

O Conselho Federal de Enfermagem possui um exame de proficiência para os profissionais da área, para atualização e aprimoramento profissional, e faz com que se enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem sejam mais qualificados.

 

Algumas frases que eu sempre utilizo nos treinamentos:

  • “Existe uma grande diferença em se sentir seguro e estar seguro, cuidado!”
  • “Indução ao Risco – Quando alguém manda você fazer algo que está fora do que você aprendeu que contraria a segurança – pedir pra subir uma escada sem cinto de segurança.”
  •  “NR 12 Nunca colocar a mão em local que você a mão.”
  •  Na Elaboração da APR sempre digo que Atividade é muito diferente de tarefa” Uma única atividade tem várias tarefas e no detalhamento destas tarefas que ocorrem os acidentes.

  •  Diferenças entre Perigos e Riscos faço o comentário do MAR para um navio e para um barquinho.


Se estiverem gostando, não deixam de ver os próximos episódios.


       Rogerio Godoy Princiotti

Técnico de Segurança do Trabalho

#treinamentos segurança do trabalho; #treinemento nr35; #brigada de incêndio; #treinamento nr 33; #nr 10; #nr10cursos online; #nr 10 segurança eletricidade; #treinamento nr12; #treinamento proteção de máquinas; #curso nr11 operador de empilhadeira; #consultoria em segurança do trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contando minha trajetória - Técnico de Segurança do Trabalho - Parte 8

Dicas para início profissão TST     Caros colegas, Continuando sobre inicio da carreira TST - Técnico de Segurança do Trabalho Resolvi escre...